
Programa de Eficiência Energética (PEE)
Em 2022, o FGV EESP CLEAR conduziu, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a avaliação do Programa de Eficiência Energética (PEE). A iniciativa integra o Projeto Sistemas de Energia do Futuro (SEF), resultado da cooperação entre Brasil e Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
De 1998 a 2019, foram concluídos 4.850 projetos no âmbito do PEE, com um investimento médio anual de R$604 milhões. O programa teve como objetivo incentivar o uso eficiente de eletricidade em todos os setores da economia, possibilitando a realização de projetos que promovam a importância e a viabilidade econômica das ações de eficiência energética.
A avaliação do PEE teve como finalidade estruturar, sintetizar e analisar o conhecimento e as evidências geradas ao longo desses 20 anos. Além disso, foram estudados os efeitos diretos e indiretos do PEE, resultando em recomendações para melhorias.
Prosseguindo com o projeto, agora está sendo realizada a avaliação de impacto de projetos de Baixa Renda, com o objetivo principal de calcular o efeito das ações do PEE no consumo de eletricidade entre consumidores de Baixa Renda. Assim, a avaliação busca compreender se, e em que medida, os resultados teriam sido diferentes na ausência do programa, isolando seus efeitos para considerar somente os impactos causados pelas ações efetivas do PEE.