Projeto

Rio Doce

Projeto Rio Doce

O Projeto Rio Doce visa identificar e valorar os danos socioeconômicos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015.

A participação da FGV se insere no contexto de um acordo firmado em 2017 entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Minas Gerais com a mineradora Samarco, que operava a barragem, e a Vale e a BHP Billiton Brasil, suas sócias-controladoras. O acordo tem, entre seus propósitos, garantir respaldo técnico-científico para construir parâmetros para a reparação integral dos danos causados pelo desastre.

O FGV EESP CLEAR está conduzindo uma grande pesquisa amostral dentro do Projeto Rio Doce — a Pesquisa Domiciliar Participativa (PDP). Seus dois grandes objetivos são: Diagnosticar as condições socioeconômicas atuais da população que reside na área delimitada como atingida, formada por 45 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo; e, avaliar os possíveis impactos do desastre nas trajetórias de trabalho e renda das pessoas atingidas.

Saiba mais em: https://projetoriodoce.fgv.br/

Veja o vídeo sobre a iniciativa em: https://youtu.be/7lTU7594CuE